domingo, 17 de junho de 2012

FLAGANTE ESPIRITUAL

"... e perguntou-lhe:  Amigo, como en-
traste aqui sem veste nupcial? E ele emu-
deceu." - (Mateus, cap. 22 - v.12)

      Na Parábola das Bodas, Jesus narra o constrangimento pelo qual passou um homem que não se encontrava trajado a rigor para a festividade. Por não estar vestido com a roupa nupcial, o rei ordena aos seus serventes: "Amarrai-o de pés e de mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes."
      Como terá aquele desconhecido enganado a vigilância dos servos do rei e conseguido acesso ao recinto onde as bodas de seu filho estavam sendo realizadas?
      O episódio nos leva a pensar que, pelo que aparentamos ou pelo esmero com que nos disfarçamos, podemos passar, durante algum tempo, sem que sejamos percebidos pelo que realmente somos.
      Podemos, mesmo, chegar a ir muito longe, em nossa tentativa de burlar o julgamento de quantos permanecem à espreita de nossos menores movimento.
      Aquele homem ludibriaria sentinelas atentas, mas não escapara à perspicácia do rei que, percebendo a desonesta manobra, lhe perguntou pelas credenciais que ele não possuía - não estava trajado a caráter para cerimônia de tal envergadura!
      Muitos de nós poderemos, sim, pela nossa capacidade de camuflagem ou mimetismo espiritual, lograr acesso aos sagrados territórios do espírito, como se ali estivéssemos por méritos que, em verdade, não possuímos.
      Notemos, porém, que, antes que as bodas do filho do rei começassem a ser celebradas, inspecionando, meticulosamente, a todos os que estavam à mesa, sem dificuldade alguma, ele flagou o penetra e ordenou que dali fosse retirado.
      Não houve sequer oportunidade  para que ele tentasse se justificaratravés de palavras bem urdidas, tão comuns aos teóricos das letras do Evangelho.
      Porque, surpreendido em seu propósito infeliz, ele simplesmente emudeceu.
      Assim acontecerá com todos aqueles que, por suas obras e tão-somente por elas, não se fizerem portadores da senha de luz que lhes garantirá participar das alegrias e bem-aventuranças na Vida além da morte.

Dr. Inácio Ferreira do Livro "O Jugo Leve"
   
     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário