quinta-feira, 26 de abril de 2012

PALAVRA E GESTO

"E dizia: O que sai do homem, isso é o
que o contamina." - Marcos, cap. 7 - v. 20



      "O que sai do homem", em outras palavras, é aquilo que foi processado por ele, ou seja, assimilado pelo seu espírito.
      "O que sai do homem" é o que lhe entrou pelos ouvidos e impregnou os seus pensamentos e sentimentos.
      Mas, afinal, "o que sai do homem"? A palavra e o gesto. Através do que diz e do que faz é que o homem se revela em seu mundo interior.
      Por mais tente se disfarçar pela palavra bem emoldurada aos lábios, ele, com tempo, acaba se traindo no que fala, mostrando o teor de seus pensamentos.
      E, por mais procure dissimular sentimentos em seus gestos estudados, não logra sustentar o disfarce aos olhos que se revelam atentos.
      O que o homem diz e faz nos fornece exata noção da sua identidade.
      Os judeus, como muitos na atualidade, davam mais importância ao que o homem aparentava ser e não ao que ele realmente era.
      Não nos enganemos, pois, com a imagem que por conveniência e de acordo com as circunstâncias, sobrepomos ao nosso verdadeiro "eu".
      Assim o homem deixa o corpo, antes que coloque o pé no outro lada da margem do rio da vida, depara-se com imenso espelho que lhe possibilita contemplar a própria imagem sem distorções; e, com base no que ele vê de si, a consciência efetua o seu julgamento, definindo o rumo que tomará nos caminhos de além- túmulo...
      Jesus disse que o homem seria conhecido pelas suas obras.
      O meio nos influencia  a personalidade apenas na medida em que ele, nos deixamos influenciar. O anjo não se forja fugindo ao contato do mal, mas, sim, sendo por ele assediado, sem contudo, jamais se lhe submeter.

Dr. Inácio Ferreira do Livro "Saúde Mental À Luz do Evangelho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário