segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O Espiritismo é uma doutrina livre - nasceu livre e livre deve continuar.

      - Dr. Inácio, passados 154 anos do lançamento de "O Livro dos Espiritos", em seu modo de ver, quais as perspectivas futura para a doutrina?
      - Esperemo, evidentemente, que sejam as melhores - o espiritismo tem tudo para ter um grande futuro! Todavia, não nos esqueçamos de que, de fato, ele será o que dele os homens fizerem... Como escreveu Kardec, em "A Gênese", o Espiritismo é de origem Divina, iniciativa dos espiritos e Fruto do trabalho do homem!
     - O senhor crê que algo semelhante ao que aconteceu ao Cristianismo possa acontecer ao Espiritismo?
     - No capítulo do fundamentalismo doutrinário? Óbivio que sim. E não se iluda: os espíritos inimigos da Causa estão trabalhando para que isto aconteça. Agora que perceberam a força da Doutrina, na tarefa de reviver o Cristianismo dos tempos primitivos, os espíritos da Trevas que se opõem ao pensamento do Cristo, tudo farão para lhe obstruir o avanço - e, para tanto, haverão de se servir dos próprios espiritas!
     - Então, o perigo que, neste sentido, corremos é real?
     - È real e iminente. Daí a responsabilidade de todos os Espíritas sinceros continuarem pugnando pela liberdade de expressão, fiéis a Jesus, Kardec e Chico Xavier, porque a verdade é que, fora desta tríade de luz, não há Espiritismo lúcido.
        E o que o Sr. me diz do movimento organizado?
      - Meu filho, todo Movimento que objetive a divulgação da Dotrina, sem propósitos de elitização, é extremamente válido. O que não pode ocorrer é a hierarquização - o que não podemos é admitir a existência de um clero espírita! Chega de equívocos! O Espiritismo é uma doutrina livre - nasceu livre e livre deve continuar.
        O Chico dizia que o dia em que ele, na condição de espírita e médium, tivesse que prestar contas a alguém na Doutrina, ele deixaria de ser espírita para tentar ser cristão...

Dr.Inácio Ferreira do Livro "Jesus e o Espiritismo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário