sábado, 27 de outubro de 2012

O Espírito Modela seu Perispirito

      Vamos falar do perispírito - considerou o Dr. Odilon -, ou do corpo espiritual, como elemento intermediário entre o ser inteligente e a matéria grosseira. Em sua Primeira Epístola aos Corintios, capítulo 15, versiculo 44, Paulo escreveu: "Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, a também corpo espiritual".
       Se me permitem - disse Dr. Inácio -, o perispírito, entre os egípcios, desde épocas imemoriais, era conhecido pelo nome de "Khá"; os platônicos o denominavam de "Okhêma" no Budismo é chamado de "Kamarupa"... E vai por aí afora.
        Hipócrates, Doutor - emendou o Diretor do "Liceu" -, o chamava de "Eu astral"; Paracelso, de "Corpo astral"...
        Leibnz, grande filósofo alemão que nasceu em 1646, o rotulava de "Corpo fluídico"...
        - Então - concluiu D. Domingas -, o assunto não foi "inventado" por Kardec?
        Claro que não foi! - respondi, - No entanto ninguém se aprofundou tanto nos estudos quanto Kardec teve oportunidade de fazer, apontando-o, inclusive, como "Modelo Organizador Biológico" - termo que era muito empregado pelo nosso amigo Dr. Hernani Guimarães Andrade.
        - Kardec - continuou Odilon -, no capítulo em questão, escreveu de maneira magistral: "Para ser mais exato, será preciso dizer que é o próprio espírito que fabrica o seu envoltório e o torna adequado as suas novas necessidades..."
        O corpo físico - é reflexo do corpo espiritual - quanto mais grosseiro o corpo espiritual, tanto mais grosseiro o corpo material. O perispirito é o corpo de transcendência - o corpo material de imanência! Tanto um como outro estão em evolução.
        Sem o aperfeiçoamento do perispírito, o corpo fisico não se aperfeiçoaria, todavia cuidar do corpo físico também significa cuidar do corpo espiritual.
        - A lâmina gasta a pedra, mas a pedra afia a lâmina?... Não poderia ser de outra maneira, esta é uma lei tanto para as conquistas de ordem moral quanto de ordem física!
        Gostaria de concluir solicitou o Dr. Odilon - "o espírito aperfeiçoa o envoltório espiritual desenvolvendo e completando o organismo à medida que sente a necessidade de manifestar novas faculdades, numa palavra, ele talha conforme sua inteligência; Deus lhe fornece os materiais; fica por sua conta colocá-los em função. Assim se explica igualmente o cunho especial que o caráter do espírito imprime aos traços da fisionomia e às linhas de corpo"

Do Livro "No Princípio era o Verbo" Dr. Inácio Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário