sábado, 24 de setembro de 2011

"EM SÃ CONSCIÊNCIA " Do Livro "Saúde Mental À Luz do Evangelho" Dr. Inácio Ferreira Psicografia do Carlos A. Baccelli.

                  "Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo." - João, cap.8 - v.6
    Diante dos escribas e fariseus, que haviam surpreendido pobre mulher em adultério, Jesus se inclina e começa a escrever na areia...
    Naquelas circunstâncias, no meio do povo que se aglomerara, apenas Jesus, ao se abaixar, se coloca ao rés do chão. Segundo João, a própria infeliz irmã era obrigada a ficar de pé, exposta ao escárnio de todos, para ser apedrejada...
    Naquele epsódio que se desenrolava na porta do templo, a humildade do cristo constrasta com o orgulho dos acusadores, prontos a lapidar a acusada.
    Evidentemente, não está à altura de nossa competência conhecer, em sua expressão literal, o pequeno texto que com o dedo, o Mestre grafava na areia, o que não nos impede, no entanto, que especulemos em torno de seu conteúdo espiritual.
    Mesmo com base na lei, ao nos dispormos a efetuar o julgamento de alguém pelos seus erros, carecemos de levar em consideração as causas de sua queda.
    Representando a autoridade política e religiosa dos judeus, que, do ponto de vista social, viviam em melhores condições que o povo oprimido, aqueles homens não se sentiam responsabilizados por aquela jovem que, talvez constrangida pela fome e pela falta de oportunidade de trabalho digno, havia feito equivocada opção de vida.
    Em sã consciência, a sociedade não pode eximir-se de culpa por um só de seus membros que seja levado a desvirtuar-se.
    Em todas as vezes que, ao sentar no banco dos réus, um deliquente for setenciado, os homens em verdade, admitindo ou não o fracasso de suas instituições, estarão condenando a si mesmos!
    Por este motivo, Jesus pronunciou as inesqueciveis palavras que haverão de ecoar para sempre na consciência da Humanidade: - "Aquele que dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro que lhe atire pedra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário