sábado, 27 de outubro de 2012

O Espírito Modela seu Perispirito

      Vamos falar do perispírito - considerou o Dr. Odilon -, ou do corpo espiritual, como elemento intermediário entre o ser inteligente e a matéria grosseira. Em sua Primeira Epístola aos Corintios, capítulo 15, versiculo 44, Paulo escreveu: "Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, a também corpo espiritual".
       Se me permitem - disse Dr. Inácio -, o perispírito, entre os egípcios, desde épocas imemoriais, era conhecido pelo nome de "Khá"; os platônicos o denominavam de "Okhêma" no Budismo é chamado de "Kamarupa"... E vai por aí afora.
        Hipócrates, Doutor - emendou o Diretor do "Liceu" -, o chamava de "Eu astral"; Paracelso, de "Corpo astral"...
        Leibnz, grande filósofo alemão que nasceu em 1646, o rotulava de "Corpo fluídico"...
        - Então - concluiu D. Domingas -, o assunto não foi "inventado" por Kardec?
        Claro que não foi! - respondi, - No entanto ninguém se aprofundou tanto nos estudos quanto Kardec teve oportunidade de fazer, apontando-o, inclusive, como "Modelo Organizador Biológico" - termo que era muito empregado pelo nosso amigo Dr. Hernani Guimarães Andrade.
        - Kardec - continuou Odilon -, no capítulo em questão, escreveu de maneira magistral: "Para ser mais exato, será preciso dizer que é o próprio espírito que fabrica o seu envoltório e o torna adequado as suas novas necessidades..."
        O corpo físico - é reflexo do corpo espiritual - quanto mais grosseiro o corpo espiritual, tanto mais grosseiro o corpo material. O perispirito é o corpo de transcendência - o corpo material de imanência! Tanto um como outro estão em evolução.
        Sem o aperfeiçoamento do perispírito, o corpo fisico não se aperfeiçoaria, todavia cuidar do corpo físico também significa cuidar do corpo espiritual.
        - A lâmina gasta a pedra, mas a pedra afia a lâmina?... Não poderia ser de outra maneira, esta é uma lei tanto para as conquistas de ordem moral quanto de ordem física!
        Gostaria de concluir solicitou o Dr. Odilon - "o espírito aperfeiçoa o envoltório espiritual desenvolvendo e completando o organismo à medida que sente a necessidade de manifestar novas faculdades, numa palavra, ele talha conforme sua inteligência; Deus lhe fornece os materiais; fica por sua conta colocá-los em função. Assim se explica igualmente o cunho especial que o caráter do espírito imprime aos traços da fisionomia e às linhas de corpo"

Do Livro "No Princípio era o Verbo" Dr. Inácio Ferreira.


domingo, 21 de outubro de 2012

O MAL NOS EXTERTORES

       "Quando se ia aproximando, o demônio
         o atirou no chão e o convulsionou; mas
         Jesus repreendeu o espírito imundo,
         curou o menino e o entregou ao pai."

     
      Quando aquele espírito, que atormentava o menino, pressentiu a chegada de Jesus, rebelou-se e induziu a vítima de sua ação malfazeja a mais uma crise convulsiva.
      Adivinhando que pela força moral do cristo, teria que abandoná-lo, estertorava em seus últimos sinais de resistência.
      Isto, por vezes, acontece conosco, quando, tocados pela luz do Evangelho, manifestamos a vontade de ser diferentes do que, até então, temos sido.
      Ao perceber o nosso íntimo propósito de mudança, o mal que, durante séculos, acalentamos, como que esboça uma derradeira reação.
      Arregimentendo forças as trevas que nos reclamam a posse do espírito nos induzem a crer que, em vez da tão ansiada melhora, estamos piorando...
      É comum que, na nova estrada que nos dispomos a percorrer sob a inspiração do Senhor, nos deparemos com obstáculos que nunca se nos apresentaram tão difíceis de transpor.
      Em muitos casos, trata-se de uma tática dos espíritos que nos querem fazer desistir do emprendimento espiritual a que nos consagramos, objetivando escapar de seu jugo opressor.
      Depois das crises mais complexas que nos acometem, mormente quando empenhados em imprimir novo rumo à existência, é que costuma acontecer-nos a obtenção da cura.
      Não desistamos, pois, e jamais cedamos às pressões psicológicas com que os nossos adversários procuram nos intimidar e nos levar a deduzir, de maneira equivocada, que a decisão de seguir o Cristo não foi bom negocio para as nossa vidas!

Dr. Inácio Ferreira do livro "Saúde Mental À Luz Do Evangelho"

domingo, 7 de outubro de 2012

O desafio não é saber - o desafio é viver!

      A tarefa do Cristo é a redenção da Humanidade inteira!
      O Chico contava que o espírito de Gandhi, pediu a Jesus a incubência de redimir o espírito de Hitler!
      Então não se preocupem, porque a tarefa embora seja mais especificamente do Senhor Jesus Cristo, não é só dele não. Os que fazem seus prepostos, igualmente se tornam intérpretes do seu Amor!
      À medida que evoluimos vamos nos "integrando" no corpo místico do Cristo e, assim, passamos a ser os seus braços no reerguimento dos caídos! É assim que o Espírito do Cristo viverá em cada um de nós.
      Então, vamos, pessoal que a turma está nos esperando com as suas dores... Precisamos nos vacinar contra a vaidade e o personalismo! A caridade é uma seringa de agulha enorme, que se nos aprofunda até aos tecidos mais sutis do espírito, nos imunizando contra as tolices em nós mesmos!
      O desafio não é saber - o desafio é viver! Sem colocar em prática, ninguém demonstra saber o que supõe que sabe!
      Muitos irmãos que mourejam na carne ficam discutindo o sexo dos anjos e se esquecem da tão difícil renovação íntima.

Do Livro "No Princípio Era o Verbo" Dr. Inácio Ferreira.